domingo, 28 de outubro de 2012

Minha função #3 : figurinista - parte 2

Saudações, gatinhos e gatinhas.
Para desenvolver os figurinos da peça "Sete Gatinhos", escolhi a linha estética   modernista . Ela foi marcada por quebrar padrões, como o texto de Nelson Rodrigues, que retratava  temas que não costumavam ser retratados, como o tabu que rodeia a virgindade.  Além disso, foi escolhida essa estética por demonstrar mais a liberdade, com o uso de cores vivas, uma moda que une o extravagante ao discreto( exatamente o estilo das filhas representadas na peça, tentando não deixar "escrachado" o seu ofício e, ao mesmo tempo, comportando-se de forma extravagante e quebrando os padrões da época), com muitos acessórios, e penteados que os deixem a mostra.
Também me inspirei nos estilos New wave, que buscava chamar atenção para as curvas do corpo,  e o Moschino, o clássico barato e chic.
Para compor os figurinos, foi escolhida uma paleta de cinco cores, que podiam mostrar os traços psicológicos de cada personagem, ter um algum significado ou marcar um grupo. As cores escolhidas foram o marrom, o branco, o vermelho, o preto e o azul.



Para demarcar o grupo de irmãs, cada uma utilizará uma peça da cor vermelha, seja uma blusa, ou apenas um acessório de cabelo, pois vermelho é uma cor que representa paixão,  excitação. É a cor da carne, do desejo, do pecado,  a cor que estimula a sexualidade.
1.Silene


Para a personagem Siliene, foi escolhida uma saia plissada estilo colegial , uma blusa de botão e meias 5/8 na cor branca, que representa a sua  teórica pureza, inocência e virgindade. Por estar em demasia no seu figurino, mostra sua solidão, frieza e necessidade de proteção.  Também escolheu-se um bolero preto, que representa seu silêncio, sua força passiva, feminina e misteriosa, além de sua infantilidade, visto que o preto é visto como um impedimento para o crescimento pessoal, além de ressaltar sua solidão.  Para calçar, a personagem usará sapatos de salto estilo "bonequinha" e ,como acessório, usará somente um diadema na cor vermelha, tanto pra incluí-la no grupo das irmãs, como para expressar seu poder diante da família, sua coragem e raiva diante do acontecimento com a gata, além da sua atração e desejo em relação a Bibbelot.  Seu cabelo estará solto e com um diadema.

         



2.Diretora                              

                                                     Para a diretora, foi escolhido um figurino com um tom mais sério, mas que, ainda sim, ressalta os seus traços femininos. Ela usará uma saia cintura alta justa  na cor marrom, para demonstrar sua autoconfiança, realismo, maturidade, consciência e responsabilidade. Além disso, estará associada a disciplina, valorização das regras, e a impressão que ela passa de segurança e solidez. Usará blusa e blazer preto, representando seu ar misterioso, seu poder feminino, ordem, poder e sobriedade. Além disso, confere um ar de sofisticação e nobreza. Como acessórios, usará brincos e colares de pérola,discretos e elegantes,  óculos marrons e uma pasta executiva.  Seu cabelo virá preso em um coque alto, passando um ar de seriedade, e ela calçará sapatos altos pretos e fechados, deixando o figurino alinhado. 
     
3.Débora
                                                                                          
Débora usará um vestido justo, realçando seus traços, na cor preta,  com um falso decote em V, que é coberto por uma transparência.  A cor foi escolhida para mostrar sua austeridade, visto que seu dinheiro era sempre destinado ao enxoval da irmã, além de representar elegância, que, graças ao seu ofício, era necessária.  Para representar as irmãs e seu ofício, usará sapatos e bolsa vermelha. Como acessórios usará brincos e  pulseiras extravagantes. Usará  os cabelos soltos. 
                                                       
  4.Hilda
                                          
Para Hilda, foi escolhido um tubinho reto, curto e decotado na cor vermelho escuro, que além de representar  tudo o que já foi dito anteriormente, representa elegância, requinte, seriedade e liderança, que é um pouco o que ela representa entre as irmãs, sendo a mais séria e "responsável".  Ela também usará uma meia-calça preta, tanto para aliviar o comprimento do vestido, como para dar um ar elegante  e deixar o figurino mais "fechado", representando um pouco da sua personalidade. Usará acessórios mais discretos comparado ao de suas irmãs, somente um colar simples, uma pulseira dourada e brincos de argola. Para calçar, usará sapatos fechados também na cor preta. Seus cabelos estarão soltos e parcialmente alinhados.  
                                    5. Mãe Indira
A irmã Indira usará  uma saia longa em um tom puxado para o vermelho escuro com imagens psicodélicas, representando energia, vibrações fortes. Também representa, no  contexto religioso, o pecado e o diabo. Vem também para mostrar confusão, nervosismo e  a inquietação presentes na cena. A personagem também  usará uma blusa solta de botões na cor branca, representando sua espiritualidade, e uma faixa preta na cintura, representando solidão, mistério, tristeza, depressão, poder e sobriedade.  
Como acessórios, ela usará uma faixa vermelha na cabeça, além de muitos colares , pulseiras e tornozeleiras extravagante, fazendo alusão a mães de santo e ciganas. Ela calçará uma rasteira no estilo gladiadora.

6. Dona Aracy
                                     
   A personagem Aracy usará uma legging em tom marrom, representando sua dependência afetiva  e emocional. Usará uma blusa vermelha, representando seu impulso sexual, que a faz desenhar coisas obscenas no banheiro. Usará, como acessórios, um avental branco e um lenço na cabeça. Para calçar, usará chinelos de dedo. Seu figurino representará  a típica dona de casa, além de demonstrar certa submissão e desleixo.

      7. Aurora                                                  

A personagem Aurora usará um vestido justo e decotado, ressaltando suas curvas, na cor azul escuro, representando seus instinto de proteção, sua "seriedade" e maturidade por ser a primogênita. Também representa sua intuição feminina, poder de persuasão e de fingimento. Ela usará acessórios extremamente discretos, para mostrar um ar maior de seriedade, calçará sapatilhas na cor preta e usará seus cabelos soltos de forma um tanto rebelde.

 Enfim, acabou .Sem mais.
                            



Gabriela Queiroz
"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo."
C.L.
tumblr / face / twiiter 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Powered by Blogspot